“Descobre a Turquia & Maldivas” – Istambul, Capadócia & Maldivas
Desde 2.025€ por pessoa
Válido até 23/10/2022
15 dias / 12 noites
DIA 1 – PORTUGAL / ISTAMBUL
Comparência no aeroporto com, pelo menos 2 horas de antecedência. Formalidades embarque e partida em voo regular com destino a Istambul. Chegada e transfere até ao hotel. Alojamento.
DIA 2 – ISTAMBUL
Pequeno-almoço no hotel. Visita ao famoso café Pierre Loti que, localizado no topo da colina do bairro de Eyup, proporciona uma vista estupenda sobre o Corno de Ouro. Tempo livre para desfrutar da vista, tirar fotografias ou mesmo beber um café ou chá (não incluído). Visita à Catedral de São Jorge, em tempos um convento de freiras ortodoxas, foi convertida na Sede do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla pelo patriarca Mateo II no século XV. Pelo caminho veremos uma parte das muralhas de Constantinopla, uma antiga fortificação que se estende ao longo de 7km desde o Mar de Mármara até ao Corno de Ouro. De seguida, visita à Mesquita de Solimão, a mesquita imperial mais bonita de Istambul, construída entre 1550 e 1557 por Sinan, o famoso arquiteto do Império Romano. Fim da visita. Tarde livre para atividades de carácter pessoal ou para realizar a visita opcional ao Palácio de Topkapi. Alojamento.
DIA 3 – ISTAMBUL / CAPADÓCIA
Pequeno-almoço. Partida em autocarro com destino a Ankara. Chegada a Ankara, a “Capital da República” e visita ao Mausoléu de Ataturk, fundador da República Turca. Visita ao Museu da Independência, cujo alberga uma estátua de cera de Ataturk, os seus manuscritos, cartas, objetos pessoais e uma exposição sobre vários momentos importantes da sua vida, bem como da continuação da nova República turca. Continuação até à Capadócia. Chegada e transfere ao hotel selecionado. Jantar e alojamento.
OPCIONAL DE AVIÃO (não incluído) – Para saídas após 21 Setembro: Pequeno-almoço. Manhã livre, com possibilidade de realizar visitas opcionais. Em horário a combinar, transfere para o aeroporto e embarque em voo com destino à Capadócia. Chegada e transfere ao hotel. Jantar e alojamento.
DIA 4 – CAPADÓCIA
Pequeno-almoço. Visita à região onde nasceu São Jorge, única no mundo e que combina os caprichos da natureza com locais de grande interesse cultural. A visita começa pelo fascinante Vale de Dervent, conhecido como o vale das «Chaminés de Fadas», onde a erosão provocada pela ação do vento e da água sobre o terreno vulcânico, deu lugar a uma espetacular paisagem formada por picos, cones e obeliscos. De seguida, visita à cidade subterrânea de Ozkonak (ou outra similar), construída pelas comunidades cristãs para se protegerem dos ataques árabes. Paragem num atelier de tapetes e kilims. Prosseguiremos até ao Museu ao ar livre de Göreme, que conserva um impressionante conjunto de igrejas, capelas e mosteiros escavados na rocha com frescos do século XI, que foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO. À tarde, visita panorâmica da aldeia de Uchisar e às espetaculares formações vulcânicas de Avcilar (dos caçadores) e Güvercinlik (dos pombos) para admirar uma maravilhosa vista panorâmica do castelo de Uchisar, situado no topo de um promontório de rocha vulcânica, perfurado por túneis e janelas. Paragem num atelier de artesanato e jóias. Regresso ao hotel, jantar e alojamento. Possibilidade de assistir a um espetáculo de danças folclóricas turcas.
DIA 5 – CAPADÓCIA / PAMUKKALE
Pequeno-almoço. Saída bem cedo para visitar o Caravanserai Selêucida “Sultanhan”, localizado na Rota da Seda, e que servia como local de paragem dos comerciantes, peregrinos ou militares. Continuação até Pamukkale, também conhecida como «Castelo de Algodão». As suas nascentes de água quente com sedimentos de sais calcários deram lugar a uma paisagem de excepcional originalidade, com piscinas brancas situadas nas encostas das colinas e com estalactites gigantes que lhe dão a aparência de cascatas petrificadas. Jantar e alojamento.
DIA 6 – PAMUKKALE / ÉFESO / ISTAMBUL
Pequeno-almoço. De manhã, visita a Hierápolis, antiga cidade balnear fundada por volta do ano 190 a.C pelo rei de Pergamo, e erguida na parte superior das piscinas com um fabuloso teatro e uma grandiosa necrópole, que prosperou maioritariamente durante a era romana. Continuação até Efeso, a cidade clássica mais bem conservada da Turquia, construída no ano 1000 a.C. (as ruínas que vemos hoje são do século IV a.C.) onde se destacam: a Biblioteca de Celso, o Templo de Adriano e o seu grande teatro. Posteriormente, visita à Basília de São João, construída pelo imperador Justiniano, sobre o túmulo do apóstolo São João, que faleceu em Éfeso. Erigida em 548, junto à antiga acrópole de Éfeso, foi destruída ao longo do tempo devido a guerras, conflitos e sismos, sendo que atualmente apenas se conservam as suas ruínas. Paragem num dos locais onde se realizam desfiles e se vendem roupas em pele. Continuação até ao aeroporto de Esmirna e embarque em voo regular com destino a Istambul. Chegada e transfere ao hotel selecionado. Alojamento.
DIA 7 – ISTAMBUL
Pequeno-almoço. Dia livre, com possibilidade de realizar visitas opcionais. Alojamento.
DIA 8 – ISTAMBUL / MALDIVAS
Pequeno-almoço. Na hora indicada, transfere até ao aeroporto para voo com destino às Maldivas (voo de madrugada). Noite a bordo.
DIA 9 – MALDIVAS
Chegada e transfer para o hotel seleccionado.
DIA 10 A 13 – MALDIVAS
Pequeno-almoço (ou outro regime escolhido segundo o hotel reservado). Dias livres neste paraíso tropical. Poderá desfrutar da praia, praticar snorkeling nos corais, ou mergulho com mergulhadores experientes ou até relaxar no Spa. Alojamento.
DIA 14 – MALDIVAS / PORTUGAL
Pequeno-almoço e transfere para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida com destino a Portugal, voo com escala.
DIA 15 – PORTUGAL
Chegada.
O nosso preço inclui:
- Passagem aérea em voo regular e em classe económica;
- 4 noites em Istambul em regime de alojamento e pequeno-almoço.
- 3 noites de circuito na Capadócia e Pamukkale em regime de meia pensão.
- 5 noites nas Maldivas no hotel e regime seleccionados.
- Transfere aeroporto / hotel / aeroporto;
- Visitas e entradas conforme mencionado no itinerário.
- Guia local em espanhol;
- Seguro de viagem;
- Taxas de aeroporto e combustível (sujeitas à alterações até à emissão dos bilhetes).
O nosso preço não inclui:
Suplementos de tarifa aérea para outras classes de reserva e épocas altas, visto, extras de carácter pessoal e qualquer outro serviço não mencionado no itinerário.
Observações:
- Por motivos operacionais, a ordem das visitas pode ser alterada sem aviso prévio, respeitando o conteúdo das mesmas.
- Maldivas – Para os hotéis cujo os transferes sejam feitos em hidroavião, a chegada do voo internacional a Malé deverá ser até às 15h00 e a partida de Malé deverá ser após as 9h00.
TURQUIA
1. REQUISITOS DE ENTRADA
Cidadãos da União Europeia não necessitam de visto na Turquia, mas devem apresentar Cartão de Cidadão ou Passaporte.
2. VACINAS
Não é obrigatório a toma de qualquer vacina.
3. MOEDA
A moeda local é a Lira, 1 € é aprox. 5.96 TRY.
4. IDIOMA
A língua oficial é o Turco. No entanto, os comerciantes compreendem e falam bastante bem diversas línguas: inglês, espanhol, italiano.
5. DIFERENÇA HORÁRIA
GMT +03:00 horas.
6. ELETRICIDADE
Em todo o país utiliza-se o tipo de tomada de duas fichas arredondadas, de 230V e 50Hz.
7. CLIMA
O Inverno é ameno nas costas do Egeu e do Mediterrâneo. Contudo, no planalto central da Anatólia, o Inverno é mais rigoroso, registando-se temperaturas negativas e frequentes nevões, nos meses de Novembro a Fevereiro. Nos meses de Junho a Setembro, sobretudo na costa mediterrânica, as temperaturas são bastante elevadas.
MALDIVAS
1. REQUISITOS DE ENTRADA
Não é necessário visto para os cidadãos Portugueses, no entanto cada passageiro deverá ter consigo o passaporte válido 1 mês após a data de regresso.
2. VACINAS
Os visitantes que se desloquem às Maldivas não precisam de vacinas ou medicação contra a Malária, a não ser que venham de alguma zona infetada pela febre-amarela.
3. MOEDA
A moeda local é a Rufiyaa – 1EUR aprox. 17,25 MVR e o Laaree – 1 Rufiyaa equivale a 100 Laarees. O USD Dólar é a moeda estrangeira mais comum nas Maldivas, no entanto os euros também são aceites na maioria dos hotéis. Os pagamentos nos resorts também podem ser efetuados por cartões de credito.
4. LÍNGUA
O idioma oficial é o Dhivehi mas em todos os hotéis fala-se pelo menos o inglês.
5. DIFERENÇA HORÁRIA
UTC/GMT +5 hora
6. ELETRICIDADE
240 Voltes, 50 Hz
7. CLIMA
O Oceano Índico funciona como uma reserva de calor, absorvendo, armazenando e libertando lentamente o calor tropical. Durante o ano, a temperatura das Maldivas varia entre os 24 °C e os 33 °C. Embora a humidade seja relativamente alta, a constante brisa fresca do mar mantém o ar quente em movimento. A época alta nas Maldivas é de dezembro a abril, período em que a ocorrência de chuva é menor, sendo que abril é o mês mais quente. Duas estações dominam o clima das Maldivas: a estação seca, associada à monção norte de inverno, e a estação das chuvas, que traz ventos fortes e tempestades. A mudança da monção seca para a húmida ocorre durante abril e maio. Durante esse período, os ventos vindos do Nordeste contribuem para a formação da monção, que atinge o arquipélago em junho e vai até o final de agosto.
8. VESTUÁRIO
Recomenda-se o uso de roupas de algodão para evitar o calor e a humidade. O nudismo é uma ofensa no país. Quando visitam ilhas habitadas, devem ser respeitadas as tradições e a religião dos locais usando roupas que cubram as coxas e os ombros. Protetor solar, repelente de insetos, e chapéus são necessários para uma estadia confortável.
9. MERGULHO
É possível praticar mergulho durante todo o ano, no entanto a visibilidade e temperatura debaixo de água, e a fauna marinha, variam consoante a estação. Durante a estação seca, de dezembro a abril, recomenda-se a prática na costa leste, e durante a estação chuvosa, de maio a outubro, o lado ocidental é o melhor.